Conte sua históriaPapo sobre Finanças

Um pouco sobre mim

Olá, tudo bem com vocês?

É um prazer conhecê-los. E para selar este encontro gostaria que me conhecessem um pouco.

Me chamo Verônica, sou casada e tenho 2 lindos filhos, um casal. Moro em Belo Horizonte e cresci aqui junto aos meus pais, sou filha única, e como eles são estrangeiros, não convivi com o restante de minha de minha família (tios, primos, avós), mas tive uma infância muito feliz.

Meu pai tinha um restaurante e aos 7 anos eu passei a ir muito lá, e comecei a ajudar como podia (rs) e sempre ficava perto da moça que trabalhava no caixa e acabou que aquilo me pegou, mexer com dinheiro, mas na época era com intenção mesmo de ajudar. E desde então passei a ajudar quando podia e ele precisava.

No colégio sempre fui uma boa aluna, e a matéria que sempre me chamou mais a atenção foi a matemática, e quando fui escolher um curso para faculdade fiquei dividida entre administração e ciências contábeis, e acabei optando pela 2ª opção.

Ao entrar para a faculdade passei a trabalhar efetivamente no restaurante de meu pai, e me dividia entre trabalhar no caixa e fazer a parte do escritório, controles de recebimento e pagamento de mercadorias e pagamento dos funcionários.

Durante os 4 anos do curso de ciências contábeis me vi envolvida pela faculdade e o trabalho, e acabei não pondo em prática tudo que aprendi no curso, inclusive porque o estágio não era um requisito para a formatura. E aos 21 anos, já estava formada, mas sem nenhuma experiência fora do negócio familiar, e acabou que aquilo começou a me incomodar e me deixar um pouco frustrada.

Após um tempo, pensando no que poderia fazer para mudar esta situação, optei por voltar a estudar e escolhi o curso de Administração, por ser um curso afim ao que tinha feito e conseguiria eliminar algumas matérias, e principalmente, teria a oportunidade de buscar a prática através de algum estágio.

Após o ingresso no curso de Administração passei a buscar oportunidades de estágio e então consegui uma oportunidade em uma empresa estatal, a CEMIG, ainda em paralelo com o trabalho com meu pai. Apesar de saber que não teria oportunidade de efetivação, foi uma experiência muito rica, pois passei a trabalhar com pessoas diferentes, e muito experientes, e aprendi muito com eles.

Antes do fim do estágio na CEMIG eu consegui outra oportunidade na Caixa Econômica Federal, na área de financiamento habitacional, onde adquiri conhecimentos que foram muito importantes para o meu futuro profissional, pois conheci uma visão de crédito que não conhecia. Esta experiência, em uma instituição financeira, reacendeu um sonho que eu tinha desde muito tempo de trabalhar em um banco, mas lá não seria possível, por ser somente para concursados.

Após esta experiência na CEF, fui estagiar na TEXACO, do ramo de petróleo, no serviço de call center, uma experiência também enriquecedora, mas que durou muito pouco, pois fecharam o escritório em Belo Horizonte, e todos seriam desligados.

Para minha sorte, durante a efetivação do encerramento, tive a oportunidade de participar de um processo uma seleção para uma vaga de estágio em uma instituição financeira com sede em BH. E para minha alegria, fui chamada para início imediato. Qual não foi a minha surpresa, que em meu primeiro dia de trabalho, a pessoa do RH responsável por me receber me solicitou a minha carteira de trabalho, e eu o questionei, pois, eu já estava com o contrato de estágio assinado pela faculdade, e ele me informou que eu havia sido escolhida para a vaga de Assistente de Crédito, que também estava em aberto, e como eu já era diplomada, seria contratada como funcionária. Imagina a minha alegria!!

Iniciei então a minha trajetória no setor de Análise de Crédito, onde aprendi muito mais do que poderia imaginar. Aprendi a entender como funcionam as empresas, pois tínhamos que conhecê-las muito profundamente, em todos os aspectos, administrativos, de gestão e principalmente, financeiro, para poder emitir nosso parecer sobre elas para a obtenção de crédito. Foram 18 anos de muito conhecimento, experiências e crescimento profissional.

Após estes 18 anos, por várias mudanças que estavam ocorrendo na instituição, vários setores foram sendo reorganizados e fui desligada. Apesar de ser uma coisa esperada para quem trabalha em uma empresa privada, quando acontece nos pega de surpresa.

Com este ocorrido optei por iniciar no mundo do empreendedorismo. E tinha que decidir o caminho a seguir.

Com o tempo a meu favor, fui me inscrever em um curso de algo que vinha me chamando muito a atenção nos últimos tempos, de Personal Organizer, pois sempre gostei das coisas organizadas e pelo que havia pesquisado tinha achado uma área interessante para atuar. Gostei muito do que aprendi no curso, que foi ministrado pela Raquel Campos, e pus em prática muitas coisas aprendidas. Cheguei a ir como assistente em algumas organizações.

Mas algo ainda me chamava mais a atenção, as finanças, e passei a buscar maiores informações de como poderia atuar nesta área. Em minhas pesquisas achei várias mentoras que mudaram a minha visão sobre a finanças, para o foco da Educação Financeira, que requer a mudança de mentalidade em relação a forma de lidar com o dinheiro.

Desta forma aprimorei os meus conhecimentos prévios em finanças, me capacitando para poder atuar de forma mais efetiva nesta área, disseminando a Educação Financeira ao maior número de pessoas. Desta forma optei por atuar como Consultora e Educadora Financeira, ajudando pessoas a melhorar a sua vida financeira.

Por isso estou aqui hoje conversando com vocês. Tenho como objetivo com esta coluna, trazer informações que possam ajudar a lidar melhor com o dinheiro, como organizar as finanças (aí tem um pouco do lado de Personal Organizer…rs), tanto pessoais, como do seu negócio, pois, uma coisa influencia muito a outra. Irei trazer informações úteis de forma simples e descomplicada, sobre dívidas, de como poupar, economizar, cuidar e investir.

Verônica Maneiro
Consultora e Educadora Financeira
Contadora e Administradora, formada pela UNA e PUCMINAS
MBA em Finanças pela UFMG
Experiência de mais de 18 anos no mercado financeiro
Formada em Personal Organizer pelo INAP BH e Reorganize de Priscila Saboia

WhatsApp e Telefone 📞 31 99191-5891
E-mail: veronicamaneiro.financas@gmail.com
Instagram: @veronicamaneiro.financas

Deixe um comentário