Olá! É uma honra estar por aqui me apresentando no espaço da Raquel Campos, minha colega de profissão e parceira, uma pessoa que admiro demais!
Bom, então, falando um pouquinho sobre mim, sou a Jacqueline Mesquita, a Jac, como todos me chamam. Sou de Itaúna e moro em BH com meu marido há muitos anos. Sou uma pessoa de hábitos simples, que ama a natureza, mas que também é bem urbana, ou seja, eu me adapto muito bem aos ambientes, vivendo tranquilamente tanto em grandes centros como em cidades bucólicas ou até em locais de culturas diferentes da minha. Foi assim que, aproveitando oportunidades, além de Itaúna e BH, já morei em São Paulo, em Ouro Preto, e até em outro país, nos EUA.
Também sou de encarar desafios! Já encarei muitos na minha vida pessoal e profissional. Não tenho medo de experimentar, de errar, de fechar ciclos e menos ainda de recomeçar. Mas reconheço que sou privilegiada por ter tido condições e apoio para isso, do meu marido, meu grande incentivador, e da minha família.
Sou Advogada por formação. Fui feliz durante o curso, participei de estágios, atuei por alguns anos, mas a realidade da profissão não me encantou, apesar de ainda ser apaixonada pelas leis e pela pesquisa. Investi nos estudos, em especialização, mas quando a advocacia passou a não fazer mais sentido pra mim, me afastei e fui atrás do sonho de atuar como restauradora de bens culturais, graduando-me pela FAOP, em Ouro Preto.
Graças à junção de minhas formações, tive a oportunidade de atuar como servidora pública estadual no IEPHA, um desafio que encarei com coragem e empenho, e que me ensinou muito. Também fui secretária executiva, uma experiência maravilhosa que me mostrou que eu tinha facilidade em lidar com pessoas e com processos de organização, apesar de não me considerar uma pessoa organizada na época. Sim, ao contrário do que dizem todas as Personal Organizers, eu não era muito organizada antes de me especializar.
Sempre fui metódica, mas meu perfeccionismo e a falta de técnica me faziam meio “bagunceira” com minhas coisas. No entanto, como a organização já existia intuitivamente em mim, conseguia elaborar, com gosto, processos organizativos nos trabalhos que exercia. Assim, quando precisei passar por uma transição de carreira, encerrando ciclos e pretendendo opções diferentes do Direito e do Restauro, deparei-me com a organização profissional, uma profissão que desconhecia, mas que já oferecia, à época, formações conceituadas. Quando percebi, já estava inscrita na escola “OZ, Organize sua Vida”, em São Paulo. Eu me encantei e senti que me encaixava nesse mundo antes mesmo de experimentar as técnicas na prática. Como eu tinha outro trabalho, não atuei na área de imediato, mas não parei mais de estudá-la e de falar sobre ela.
Tive minha primeira experiência como Personal Organizer nos EUA, em 2016, o que foi bem legal, uma visão diferente de atuação! Retornei ao Brasil com a certeza de que era isso o que eu queria ser: Personal Organizer! Passei por todas as fases de estudo, pesquisa, aprendizado, testes, laboratórios, dificuldades, primeiros clientes, êxitos e, graças a Deus, hoje me sinto segura para seguir firme nesse caminho, que já acontece há quase quatro anos. E tenho a convicção de que me desenvolvo a cada dia graças à minha paixão, dedicação, empenho, responsabilidade e respeito à profissão.
Minhas formações jurídica e de conservadora de bens culturais me impulsionaram naturalmente para a organização de documentos desde o início. Como não encontrei muito sobre o assunto na época, comecei a pesquisar por conta própria e me aprofundei, criando uma metodologia que alia a organização de documentos, de forma responsável, à segurança jurídica e conservação dos papéis e outros suportes.
E a organização digital, que se interligou como extensão dos conceitos da organização de documentos que desenvolvi, ganhou nova importância para mim, ainda que eu já acreditasse, utilizasse e incentivasse o uso da tecnologia como aliada e facilitadora do nosso dia a dia.
A área de organização digital demanda constante estudo e atualização para ser bem desempenhada de forma a inserir rotinas eficazes na vida das pessoas. Procuro participar de cursos de especialização na área e me mantenho atualizada, no entanto, busco desmistificar o assunto para indicar aos meus clientes os caminhos de mais fácil aplicação, uma vez que minha missão como Personal Organizer é a de oferecer às pessoas soluções descomplicadas de organização.
É nessa visão que se baseia minha atuação: ser simples para ser funcional! E, como é inegável que a nova realidade de vida trazida pela Pandemia colocou o mundo digital sob novo olhar de relevância, a ideia aqui é a de trazer a vocês informações sobre organização digital, de forma simples e descomplicada, esperando, assim, contribuir para a melhoria na qualidade de vida de todos!
Jacqueline Mesquita
Certificada como Personal Organizer pela OZ! Organize sua vida, nas áreas:
– Digital
– Home
– Office
– Mudanças
– Treinamento de Empregada
. Certificada pela escola Cerebrando em:
– Organização Digital na Prática
– Organizando a Vida com Evernote e Todoist
. Graduada em Direito pela Universidade de Itaúna.
. Pós graduada em Direito Social pelo Centro Universitário Newton Paiva.
. Técnica em Conservação e Restauração de Bens Culturais pela FAOP, Fundação de Arte de Ouro Preto.
WhatsApp e Telefone 📞 31 9613-8771
E-mail: contato@pojacmesquita.com.br
Instagram: @jacmesquitaorganizer