Conte sua históriaPapo sobre Finanças

Educação financeira não é sobre números e planilhas, é sobre escolhas e comportamentos

Finanças é assunto que assusta muitas pessoas, é só falar neste assunto que muitos já falam que não gostam de números, que não entendem de investimentos, entre outras falas.

Cada pessoa tem um histórico em relação a dinheiro, cada um de nós foi criado em um ambiente que forjou a forma de lidar com as finanças.

Isso deve ser trazido à tona para que se tenha clareza e assim seja realizado um trabalho de mudança de mentalidade para alterar a forma das escolhas e comportamentos em relação ao dinheiro.

Voltar um pouco na infância e adolescência é um dos pontos que podem mostrar como lidamos com o dinheiro na fase adulta. A forma como nossa família lidava com o dinheiro pode impactar mais do que pensamos. Muitas frases que eles nos falavam e outras que ouvimos ao longo do tempo moldam como lidamos com as finanças na vida adulta.

Algumas pessoas ganham muito dinheiro, mas nunca conseguem acumular bens ou recursos. Pode haver coisas na mente desta pessoa que a faz gastar tudo que ela ganha, sem ela perceber, como por exemplo: “Quem tem dinheiro é porque fez alguma coisa errada”, “Dinheiro não traz felicidade”, entre outras frases relativo a dinheiro, que podemos chamar de crenças limitantes.

Conhecer sobre finanças e matemática não é premissa para alguém ser bem sucedida nesta área da vida, se fosse assim não haveriam economistas, matemáticos, contadores, administradores e outros profissionais afins com problemas financeiros.
Ter uma vida financeira satisfatória tem que partir de uma decisão individual, de mudar a forma como lidar com o dinheiro, não é o uso de uma planilha de controle que irá melhorar a situação, e sim uma mudança de mentalidade.

Melhorar a vida financeira pode ser comparado a fazer uma dieta para emagrecer. Sabemos que para emagrecer temos que ingerir menos calorias do que consumimos, que temos que ingerir alimentos saudáveis e fazer atividade física. Quantos começam e desistem no meio do caminho? Usar planilhas para controlar as finanças é quase a mesma coisa…. Por isto que a mudança de mentalidade é tão importante.

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a educação financeira pode ser definida como o “processo pelo qual consumidores e investidores melhoram sua compreensão sobre produtos, conceitos e riscos financeiros, e obtêm informação e instrução, desenvolvem habilidades e confiança, de modo a ficarem mais cientes sobre os riscos e oportunidades financeiras, para fazerem escolhas mais conscientes e, assim, adotarem ações para melhorar seu bem-estar.”

Reorganizar a vida financeira não é fácil, mas o primeiro passo é a mudança de mentalidade em relação ao dinheiro, o mindset. Isto é o que vamos fazer nessa coluna ao longo do tempo, pois conhecimento é tudo na vida, é poder, e muitas coisas nem sabemos que não sabemos…

Tem alguma dúvida sobre finanças pessoais ou do seu negócio? Manda para o meu e-mail:

veronicamaneiro.financas@gmail.com

Verônica Maneiro
Consultora e Educadora Financeira
Contadora e Administradora, formada pela UNA e PUCMINAS
MBA em Finanças pela UFMG
Experiência de mais de 18 anos no mercado financeiro
Formada em Personal Organizer pelo INAP BH e Reorganize de Priscila Saboia

WhatsApp e Telefone 📞 31 99191-5891
E-mail: veronicamaneiro.financas@gmail.com
Instagram: @veronicamaneiro.financas

Deixe um comentário